sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CURSO DE ESQUEMA -TRICÔ A MÁQUINA - PARTE 2

SAIA RETA SIMPLES - PEÇA 01

MEDIDAS
cintura= 80cm
quadril= 100cm
altura do quadril= 16cm
altura total da saia= 75cm

AMOSTRA DO TECIDO:
3 fios 2/28
regulagem 6
em 10 cm= 30 pontos x 42 carreiras

Começando o molde simples da saia. Porque molde simples, pois terão outros moldes e esse, é o mais comum de todos, os usados em livros e revistas de trico. Começarei por ele para que vocês entendam as diferenças de confecção.

Primeiro faremos um traço que seria a altura da saia.

Depois colocamos a cintura

Desenhamos a linha do quadril, e a altura do quadril que é de 16cm

E a a barra

Fechamos a saia

Colocamos as medidas e vamos calcular os pontos e carreiras

Na realidade, as medidas acima deveriam ser assim:

Mas vamos trabalhar apenas com um lado (ou metade), dividindo o valor da cintura, quadril e barra por 2

Vamos acrescentar mais 5cm de cada lado da saia, pois a saia que estou fazendo, é fechada e com elástico na cintura. Vamos usar os pontos e carreiras da amostra que foi passada que foi de 30pontos x 42 carreiras.

O molde ficará da seguinte forma=

CINTURA 40cm + 5cm de folga= 45cm 
QUADRIL 50cm
BARRA 50cm
ALTURA DO QUADRIL 16cm
ALTURA DA BARRA AO QUADRIL 59cm  (que é a altura da saia menos a altura do quadril (75cm - 16cm= 59cm)

Abaixo, explico como cheguei aos pontos e carreiras.
na amostra temos 30p x 42car, dividi as 2 medidas por 10 ou seja:

30 pontos : 10 = 3
42 carreiras : 10 = 4.2 

Então para cada 1cm terei 3 pontos e para cada 1cm 4.2 carreiras

Se a cintura tem 45cm x 3 pontos= 135 pontos
Se a medida do quadril tem 50cm x 3 pontos= 150 pontos

Se a altura do quadril é 16cm x 4.2 carreiras = 67 carreiras
Se a altura da saia da barra ao quadril é 59cm x 4.2 carreiras = 247 carreiras

Transformando centímetros em pontos e carreiras:

CINTURA 40cm + 5cm de folga= 45cm  que será igual a: 135 pontos
QUADRIL 50cm  que será igual a: 150 pontos
BARRA 50cm  que será igual a: 150 pontos
ALTURA DO QUADRIL 16cm  que será igual a:  67 carreiras
ALTURA DA BARRA AO QUADRIL 59cm  (que é a altura da saia menos a altura do quadril (75cm - 16cm= 59cm)  que será igual a:  247 carreiras 

Agora vamos as diminuições:
Vamos diminuir os 150 pontos da barra ou do quadril, pelos pontos da cintura:

 150p do quadril
-135p da cintura
   15 teremos 15 pontos a ser diminuido  na altura da saia
Como precisamos diminuir esses 15 pontos dos 2 lados da saia, teriamos que ter um número par, então, aumentamos para 16 ou diminuimos para 14 pontos a serem diminuidos.

O esquema abaixo QUASE PRONTO, os 15 pontos a serem diminuidos, aumentei mais 1 ponto, ficaram 16 pontos, DIVIDIDO por 2 dá 8. Então, teremos que diminuir 8 pontos de cada lado da saia. 

Para saber de quantas em quantas carreiras, pegamos o 67 da altura do quadril e dividimos por 8.

O esquema ficará da forma abaixo:

Não podemos esquecer a barra e o cós, que são colocados agora, depois do esquema pronto e subtraido das carreiras da altura da saia  e da altura do quadril, também pode ser acrescentada ao invés de ser subtraída, lembrando que se acrescentar, a saia pode aumentar uns 3cm em cada barra.

Agora, vou fazer exatamente a saia acima no CURSO DE CONFECÇÃO antes de passar para outra peça ou a mesma saia com outros detalhes. 

7 comentários:

fernanda fernandes disse...

wilma tenho maquina há trinta anos ficava muito parada , eu só fazia peças mais faceis ...agora acompanhando vc sei que vou fazer coisas lindas , obrigada vc é uma benção!!!

Wilma Pizza disse...

Fernanda, se Deus quiser, já separei uns trabalhos que vamos fazer, lindissimos!
Abs.

Elaine disse...

Oi Wilma fiquei super feliz com sua visita!! Muito obrigada e volte sempre!!
Vim retribuir e já fiquei seguindo!!
Esse trabalho pra mim é novidade nunca tinha visto!! parabéns, legal aprender coisas novas, bjs.

Bianca Motta disse...

Olá vii seu blog no Siga-me, seu blog é lindo!!
venho acompanhando o siga-me e vii que o blog não ta atualizando a lista de blogs, talvez eles estão sem tempo !!

Por isso estou divulgando blogs no meu, toda semana irei atualizar a lista, é mais uma oportunidade de fazer novas amizades !! as regrinhas estão no blog

espero sua visita e já sou su seguidora !!
mil bjuxx

http://espelhoespemeu.blogspot.com.br/ e

http://biluartesanato.blogspot.com.br/

Rosa disse...

Simplesmente genial. Me sinto como um passarinho recebendo alimento na boca... Você é demais1 Beijão!

Alessandra Ramos disse...

Olá, querida!!!
Primeiro, como de costume, comentário sobre o post: Nossa, como eu queria aprender tricô à máquina...aqui no Rio não sei mais onde encontrar, parece que quase ninguém ensina...

Agora, seguindo regras ;)
*********** Frase do Siga-me *************
Vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também..."

http://www.divatododia.com.br

E que nasça aqui uma linda amizade blogueira!
Seja sempre muito bem-vinda!
☆¯\_(ツ)_/¯☆
Tenha um excelente final de semana e uma semana abençoada e produtiva!
Bjinhoo,
Alê

Melina Lupa disse...

Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também http://melinalupapontocruz.blogspot.com.br/
Beijokas :) Melina Lupa