Seguidores

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

BLUSA SEM MEDIDAS COMPLETA

BLUSA SEM MEDIDAS - A MODELAGEM SERVE PARA TODOS OS TAMANHOS

ALÉM DE PODER FAZER NO TAMANHO QUE QUISER, PODE SER FEITA EM QUALQUER MODELO, DECOTE V, CAVA FRANCESA, GOLA REDONDA, DECOTE ABERTO, ETC. COM A VANTAGEM DE SAIR PRATICAMENTE PRONTA.

Vou fazer uma blusa com lã Cristal a modelagem serve para qualquer tamanho, o que vai diferenciar do tamanho de um bebë para o tamanho de um adulto, é a gola (que é um pouco menor) e os ombros onde vai determinar a largura do peito da blusa.. Como gosto de fazer roupas mais confortáveis, vou começar selecionando 190 agulhas na máquina e frontura. A lã usada foi a cristal 3/15 .

A vantagem de fazer a blusa sem medidas, é que não precisa de experiência, e é excelente para tricoteiras que estão aprendendo o ofício. Tudo vai depender da criatividade de cada um, o colorido, o rendado, o tuck, etc.

QUALQUER DÚVIDA, PERGUNTE.




Selecionei 190 agulhas na máquina e na frontura.
Como vou fazer uma blusa tamanho grande, quero uma gola bem confortável sem ficar apertando no pescoço. Se fosse fazer para uma criança, a medida seria de umas 120 a 160 agulhas, depende da lã ou da linha que vai ser usada. Leve em consideração, que a cabeça de uma criança, não difere muito da de um adulto.




Coloquei na regulagem 1 máquina e frontura.

Passei 1 carreira com a cor do fio da blusa.

Coloquei o pente longo e os pesos.

Selecionei os botões da máquina e da frontura, conforme estão nas fotos abaixo.

Fiz 4 carreiras na regulagem 1





Depois de feitas as 4 carreiras da "ORLA PERFEITA", volte os botões conforme as 2  fotos abaixo.




Zera-se o contador de carreiras.

Coloca-se na máquina e frontura a regulagem 2 (I)

E teça 100 carreiras

Passar os pontos da frontura para a máquina

Tirar da máquina em fio de cor.



OBSERVAÇÕES:
Reparem na foto de número 11 que marquei a ALAVANCA DESLIZANTE na cor AZUL , quando ela está no I marcado em VERMELHO é para ser usada com fios mais grossos e, quando ela está no II marcada em VERDE usa-se com fios mais finos. Ou ainda, se quiser uma barra com a sanfona mais justinha (apertada), coloque a alavanca deslizante na posição II.
Muita gente aqui nessa parte se perde, a sanfona fica frouxa ou apertada demais, as vezes até caindo os pontos. PRESTEM ATENÇÃO NESSE DETALHE.  Para não esquecer, o ideal é prender um adesivo ou esparadrapo com as iniciais de "G" (grosso) e "F" (fino), assim não esquece.



Coloque o fio de cor, antes de tirar da máquina faças as marcações passe uma carreira sem fio e tire o trabalho da máquina.

FOTO 12 - Divida por 4 e marque com fio de cor as divisões. Por exemplo: coloquei 190 pontos para a gola, então marquei no meio do trabalho (no zero das agulhas) e depois marquei nas agulhas de nº 45 de cada lado. Onde vai ser a costura não precisa marcar, pois não tem como errar.



 FOTO 13 - Peguei o pino sustentador de cartelas e enfiei dentro da orla perfeita que fica arredondada. Coloque o pino do início ao fim.


FOTO 14 - ainda colocando o pino sustentador de cartela na orla perfeita



Com o pino de sustentação de cartela todo colocado, puxe o trico.

Puxando firmemente, para que essa parte não fique embabada. Fazendo isso, mesmo que a peça seje lavada na máquina de lavar, ela não perde o formato.




Veja os 2 vídeos a seguir. Isso é feito para que a varra do tricô não fique toda embeiçada, larga, sem forma e toda relaxada.


Agora costure a LATERAL apenas a lateral da gola

Gola costurada apenas na lateral

Como havia dividido em 4 partes a gola, coloquei uma das marcas no ZERO montei 10 agulhas de cada lado.



Os 20 pontos que coloquei dá entre 9 e 10 cm. Vai depender da lã ou da linha e a regulagem que foi usada

Eu trabalhei na regulagem 5.

Calculei mais ou menos o ombro e fiz 45 carreiras na regulagem 5 e arrematei

No lado oposto, fiz exatamente a mesma coisa, coloquei 20 pontos centralizando na marca que havia feito com a linha amarela, e fiz 45 carreiras, arrematei.

O outro ombro confeccionado

Na foto 27, os dois ombros feitos na máquina.

Na foto 28, dobrei a gola só para se ter idéia da peça sendo formada

Na foto 29 a costura da gola (a que fica bem no meio (na parte de traz do pescoço), centralizei a costura no ZERO das agulhas da máquina

Na foto 30, remonto os pontos das costas, pegando os pontos que estão em fio de cor e o ombro

Foto 31, montando os pontos da costa

Foto 32, todos os pontos montados (os dois lados - ombro a ombro). A largura total da costa montada.

Foto 33, fiz algumas carreiras (regulagem 5 - fio usado cristal)

Foto 34 - fiz mais algumas carreiras, como não tinha idéia de quantas carreiras ia fazer, medi do ombro até a altura que eu queria, depois tirei os pesos, e medi para ver o tamanho em que estava. Fui fazendo as carreiras e medindo de vez em quando. Quando chegou na medida que eu queria, a blusa estava com 220 carreiras. Marquei num papel essas 220 carreiras, para não esquecer de usar do outro lado. PARA MEDIR APROXIMADO, TIRE OS PESOS. O IDEAL É TER UMA AMOSTRA E TRABALHAR EM CIMA DA AMOSTRA.

Foto 35 - Para facilitar o trabalho. Fiz a sanfona 1x1 transportando os pontos da máquina para a frontura. Fiz a barra na regulagem 2(I), 30 carreiras.

Barra pronta, é só remalhar. Faça as 2 últimas carreiras na regulagem 10.


Foto 037 - um lado da blusa pronto.



Detalhes mais próximo, na foto aparece a metade pronta, a costa, os ombros e a gola.
É só fazer o outro lado igual o que foi feito anteriormente, com o mesmo número de pontos e carreiras


Os dois lados prontos, coloca-se novamente a peça na máquina para fazer as mangas, como gosto de manga folgada, medi a peça e coloquei a quantidade de pontos para ficar do meu gosto. Medindo pela fita métrica, deu 180 pontos.
Para fazer a manga, peguei a parte da frente ou a da costa e com a barra, medi o punho que eu queria. Contei os pontos e deu 80 pontos para o punho.
O comprimento da manga, fiz com o comprimento do corpo da blusa que foi 220 carreiras.
Como queria uma manga mais larga e confortável, coloquei na máquina 180 pontos.
Para chegar no punho, do início da manga, fiz 20 carreiras retas.
Depois comecei a diminuir 1 ponto de 4 em 4 carreiras 50 vezes.
Chegando as 220 carreiras, zerei o contador.
Transferi os pontos para a frontura fazendo a barra 1x1, 30 carreiras.
Arretatei os pontos com o remalhador.

Para chegar no cálculo, Diminui 180p (largura da manga) dos 80p da manga. 180-60= 100 pontos.

Esses 100p é que vou diminuir.
A diminuição é feita da seguinte forma: 100:2=50 ou seja de cada lado da manga vou diminuir 50 pontos.

Para chegar em quantas carreiras, Dividi 200:50= 4
Portanto, 1 ponto de cada lado da bluda de 4 em 4 carreiras


Pergunta: porque dividiu de 200 e não de 220?
Resposta: Como as primeiras 20 carreiras não tinha diminuição, pois ela foi feita reta, por isso essas 20 carreiras não entraram na divisão.

Essas 20 carreiras, poderiam ser 15, 30, 10, 5, a subtração foi feita apenaas, para a divisão dar exata e ficar mais fácil trabalhar.



Nas fotos abaixo, as mangas já prontas. Aqui a blusa aparece aberta para se ter idéia de como fica.

Abaixo visual do decote, gola e ombros tudo costurado na máquina de tricô. Digo costurado, porque quando se levanta as agulhas para fazer a frente ou costa, a peça na realidade já sai costurada.




Ainda não tirei o fio de cor (já deveria ter tirado, mas quiz deixar para o fim) e nem as marcações com o fio amarelo que fiz na gola.


Aqui a blusa pronta, como ninguém é de ferro, depois costuro a blusa , tiro os fios e posto para vocês.
Essa blusa fica lindissima para fazer colorida, ou mesmo com rendado, pois não dá trabalho. Não precisa levantar agulhas, não precisa fazer dimunuições, não precisa fazer aumentos.  O que vai determinar o tamanho da blusa, é o comprimento do ombro, quanto maior o ombro, maior a blusa na largura.
A gola pode ser variada, pode ser menor, fininha, etc. A criatividade da tricoteira é que vai contar.





15 comentários:

Unknown disse...

Ficou ótima!

USAKids disse...

Parabéns por ensinar, por disponibilizar seu conhecimento e tempo em ajudar principalmente a pessoas como eu, que tem muita vontade de aprender. Muito obrigado mesmo!

sonia.decol@terra.com.br disse...

Olá Ilma meu nome é Sonia e adorei esta blusa sem medidas e adoro os seus trabalhos,que Deus á ilumine sempre com todo este talento que tem,gostari se possivel de saber como fazer as diferente golas que você sitou na confecção da blusa sem medida,aguardo seu retor ,abraços e que este ano de 2013 seja um ano de bençaos e realizações,além de muita saúde.

Wilma Pizza disse...

Amém, que Deus ilumine todas nós.
Angela, obrigada.

Sonia, vá acompanhando o blog, diariamente posto alguma coisa. Atualmente estou colocando ESQUEMA E CONFECÇÃO. Posso aproveitar o Curso de Esquema e Confecção e na hora mais adequada, fazer essa confecção. O que será um prazer enorme. Já anotei e na primeira oportunidade postarei. É que tem uma série de trabalhos que também preciso entregar e, alimento o blog nas horas vagas e de relaxamento.

Vocês conhecem uma postagem antiga da blusa branca? Ela dá uma série de dicas sobre confecção. O link é http://wilmapizza-trico-a-maquina.blogspot.com/2009/06/blusa-branca-completa.html.
Meninas, obrigada pela audiência e, pode demorar um pouco, mas tenham certeza que vai sair muita coisa diferente e bonita aqui do blog. Abraços.

Isabel L. disse...

Oi Wilma!
Quero agradecer a sua vst e retribuir o "siga me"...
...trabalhos lindos por aqui, parabéns!!
Bjs, fique com Deus!

Unknown disse...

Ameeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiii
nunca tinha visto uma explicação assim!! fácil e rápido de ser feita, meus parabéns e que DEUS continue a te abençoar pois vc é nota 1000.
Não é egoísta, divide o que sabe e isso me enche de alegria.. saber que ainda existe pessoas assim. Parabéns amiga beijos e um ótimo final de semana !!!!!

Unknown disse...

Ameeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiii
nunca tinha visto uma explicação assim!! fácil e rápido de ser feita, meus parabéns e que DEUS continue a te abençoar pois vc é nota 1000.
Não é egoísta, divide o que sabe e isso me enche de alegria.. saber que ainda existe pessoas assim. Parabéns amiga beijos e um ótimo final de semana !!!!!

Marli Magalhaes disse...

Wilma parabens, fiquei impressionada com a criatividade. Parabens

Raquel disse...

Olá Wilma, sou sua fã, lindos os trabalhos e melhor ainda o passo a passo. Obrigada por compartilhar. Deus a abençoe.

Raquel Vulcanis

Unknown disse...

A sua máquina tem motor? Estou querendo comprar um. Estou com muita dor no braço devido o trico. Será que compensa?

Unknown disse...

A sua máquina tem motor? Estou querendo comprar um. Estou com muita dor no braço devido o trico. Será que compensa?

Wilma Pizza disse...

Idelma, uma máquna tem motor, a outra não tem. O motor compensa sim, principalmente quando preciso fazer 1000 ou mais carreiras. Coloco no automático e deixo a máquina correr sózinha. Agora se for pouca coisa, não compensa não. Eu faço muitas mantas e echarpes para doação por isso no meu caso compensa,pois as vezes num dia faço mais de 30.000 passadas, o que no braço ia ser muito dificil.

Roseli Maia Dobre disse...

Achei simplesmente fantástico o modo de fazer esta blusa. Faço tricô há muitos anos, mas não sabia fazer desta forma. Parabéns e obrigada pela excelente explicação.
Roseli

Roseli Maia Dobre disse...

Achei simplesmente fantástico o modo de fazer esta blusa. Faço tricô há muitos anos, mas não sabia fazer desta forma. Parabéns e obrigada pela excelente explicação.
Roseli

Unknown disse...

WILMA PARABÉNS, DEUS TE ABENÇOE POR PARTILHAR ACHEI FANTASTICA!!!! SOU INICIANTE NO TRICO A MÁQUINA ESTÃO TÃO BEM EXPLICADINHO QUE TENHO CERTEZA QUE VOU CONSEGUIR. OBRIGADA. BJS