sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Bolsinha porta jóias - Parte 1

BOLSINHA PORTA JÓIAS

A bolsinha abaixo, além de muito bonitinha, é um presentinho que não sai caro e faz vista. Os modelinhos abaixo, um fiz com rendinha na borda e o outro simples.
Ideal para carregar separado as bijouterias, pequenos vidros de remédios homeopáticos, grampos, utensílios de manicure, etc. Fica a encargo da imaginação de cada um.
Recentemente fiz uma certa quantidade para uma mãe que queria dar de lembrança no aniversário da filha, recheado de bombons.

Material utilizado:
1 pedaço de tricoline branca de 70 x 70cm
1 pedaço de tricoline estampada de 28 x 28cm
1 pedaço de tricoline estampada de 38 x 38cm
1,50 de cordão de poliester
1,50m de rendinha de algodão  ou outra se quiser usar (opcional)
4 missangas grandes tipo cristal ou outra (opcional)
linha branca

Usei o prato abaixo para fazer o primeiro molde de 26cm.

Depois de feito o primeiro molde, fiz o 2º, com 5cm a mais em toda sua borda

O molde pequeno azul, tem 10cm, e, é apenas para me basear quando for fazer a costura central. Não precisa cortar nenhum tecido do tamanho dele.

Abaixo pego o tecido branco e o de 38 x 38cm e corto conforme o molde grande.

Deixo direito com direito

Agora corto o molde menor, direito com direito, com o avesso do lado de fora.

Para o tecido não escorregar enquanto costuro, prendo com alfinetes e costuro toda a borda do circulo, dos dois moldes, do médio e do grande que foram cortados. Costuro no máximo 0,5cm de toda a borda.

Conforme a figura abaixo, puxo os dois tecidos separando-os.
Depois, com a tesoura dou um pequeno corte  bem no centro da parte branca. Isso também vai ser feito na outra parte da bolsinha.
Através desse corte, puxo o lado direito do tecido para fora.

Depois passo e reforço a costura lateral novamente.

Depois de costurados os dois circulos. Coloco da forma abaixo, tecido branco com tecido branco, prendo com alfinete e, vou fazer a costura do centro da bolsinha. Os dois cortes feitos anteriormente, ficarão embutidos nessa costura e não aparecerá de forma alguma.
Com o molde pequeno (de 10cm), marque levemente com um lápis exatamente o centro. Depois costure. Se não quiser marcar, prenda com alfinete e costure ao redor do circulo azul.

CONTINUA NA PARTE 2
CONTINUA NA PARTE 2 

2 comentários:

***RG ARTES*** BY RAQUEL GARCIA*** disse...

Olá,Wilma
Adorei essa bolsinha, o pap está muito bem explicado.
Bjs

***RG ARTES*** BY RAQUEL GARCIA*** disse...

Olá,Wilma
Adorei essa bolsinha, o pap está muito bem explicado.
Bjs